22 SET 2021
Diretoria de Saúde realiza ação de prevenção a tuberculosa

DIRETORIA DE SAÚDE REALIZA AÇÃO DE PREVENÇÃO A TUBERCULOSE

A diretoria de saúde de Junqueirópolis está realizando a ação preventiva a tuberculose, através da parceria com a secretaria de saúde do Estado de São Paulo.

A campanha preventiva foi iniciada hoje quarta-feira(22/09/21) com os funcionários municipais do setor de obras do município e segue orientando a população quanto aos perigos da doença.

Além da população, agentes da Atenção Básica e Vigilância Epidemiológica receberam treinamento sobre verificação de sintomas de tuberculose na população, indicação de tratamento e visita à pacientes curados para uma reavaliação.

De acordo com o diretor Rael da Saúde, o tratamento de tuberculose é disponibilizado gratuitamente através do Sistema Único de Saúde(SUS).

A TUBERCULOSE

Segundo a Fundação Oswaldo Cruz, a tuberculose é uma doença infecto-contagiosa muito antiga, também conhecida como “tísica pulmonar”. Os pulmões são os órgãos mais afetados, mas pode acometer ainda os rins, a pele, os ossos e os gânglios. O contágio ocorre pelo ar, através da tosse, espirro e fala da pessoa que está doente, que lança os bacilos no ambiente. Quem convive próximo ao doente aspira esse bacilos e pode também adoecer.

Informações preventivas ou consultas poderão ser solicitadas no ESF de referência do munícipe.