16 FEV 2021
Administração busca definição para solucionar o caos do serviço de água e esgoto no município

Junqueirópolis deve cumprir o Plano Municipal de Saneamento (Lei Federal de Saneamento Básico) para solucionar o caos do sistema de água e esgoto, e para isso necessita realizar os investimentos de aproximadamente R$ 60 milhões de reais, sendo que desse montante em torno de R$ 36 milhões são investimentos imediatos previstos para os primeiros 4 anos.

Sobre a situação do saneamento o prefeito Osmar Pinatto disse: ‘’por mais que estamos trabalhando para manter as contas controladas com todos os compromissos em dia, a Prefeitura não possui os recursos para assumir os gastos tão elevados de R$ 36 milhões para investimento imediato, valor que está longe da realidade atual.

Para isso teríamos que deixar de investir em outras áreas de necessidade da administração pública, o que poderia atingir até os salários dos servidores municipais.

A situação de sucateamento da rede e esgoto do município, foi constatado em levantamento visando as obras necessárias para o setor de saneamento básico, feito por uma empresa contratada pela Prefeitura no ano de 2016.

Ainda temos sorte pelo comprometimento dos funcionários da Prefeitura, que consertam as redes com problemas de vazamentos constantemente.’’ Finalizou Pinatto.

A constatação mostra uma grande perda da água destinada às residências em torno de 40%.

Confira a situação atual levantada pelo setor de Obras e Serviços de Água e Esgoto do município, apontando que todo o sistema é muito precário e próximo a um colapso total.