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MAR
13
13 MAR 2017
Promotor de Justiça realiza encontro de trabalho sobre sistema educacional inclusivo com educadores e funcionários da Educação Municipal
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A Promotoria de Justiça da Infância e da Juventude e da Pessoa com Deficiência de Junqueirópolis, através do promotor de Justiça Dr. Ruy Fernando Anelli Bodini, visando o cumprimento dos direitos à igualdade, dignidade e educação, previstos na Constituição Federal, desenvolveu na última semana, nas dependências da Divisão de Educação, o trabalho de orientação aos educadores e funcionários da Rede Municipal de Ensino, destacando os procedimentos jurídicos no intuito de efetivar a inclusão da pessoa com deficiência no sistema escolar para garantir-lhes a cidadania plena.

Representando os educadores e funcionários José Henrique Rossi, destacou que educação é um dos temas que predomina nas ações da Promotoria, posto que envolve uma série de procedimentos para que possa ser efetivada.

De acordo com a explanação do promotor Dr. Ruy Fernando, há necessidade de se ter o transporte adaptado, da casa até a escola, o que implica em pontos de ônibus e calçadas que garantam o trânsito da pessoa com deficiência. Também requer a preparação dos professores e funcionários com capacitação, escolas com acessibilidade, familiares dispostos a aceitar tal inclusão, enfim, a educação inclusiva requer, na verdade, um sistema educacional inclusivo, compreendendo todas as ações a serem desenvolvidas para que as crianças com deficiência possam exercer seu direito à educação, a saber:

1.     Fornecimento de transporte adaptado;

2.     Escola sem barreiras arquitetônicas, adequada às condições de acessibilidade, com salas adequadas para receber os alunos;

3.     Qualificação dos funcionários da escola, com capacitação para prestar atendimento adequado às crianças e adolescentes portadoras de deficiência;

4.     Capacitação do corpo docente para facilitar a comunicação, aprendendo o básico da língua de sinais, bem como o braile e o sorobã;

5.     Realização de atividades de sensibilização e conscientização, promovidas dentro e fora da escola a fim de eliminar preconceitos, estigmas e estereótipos, e estimular a convivência com alunos que tenham as mais diversas características.

 

Foto: Promotor orienta os educadores e funcionários sobre o programa ?Todas as Escolas são para todos os Alunos?.

 

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