17 JUL 2017
Casa da Agricultura instala campo sobre as culturas da batata, cebola e alho

A Casa da Agricultura de Junqueirópolis composta pela Coordenadoria de Assistência Técnica Integral - CATI e a Diretoria de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente municipal, instalaram uma Unidade de Adaptação Tecnológica (UAT) sobre olericultura.

No início do mês de maio, os técnicos da Casa da Agricultura de Junqueirópolis, Marcos Rogério Torturello dos Santos (chefe da Casa da Agricultura) e Diego Molina Couto (engenheiro agrônomo) instalaram um campo experimental com as culturas da batata, cebola e alho na propriedade explorada pelo Sr. Antônio Soares Bispo (popular Lira) em Junqueirópolis.

Este trabalho está avaliando 6 cultivares de batata, 3 cultivares de cebola e 2 cultivares de alho, onde tem por objetivo obter informações sobre estas culturas para que agricultores familiares possam ter opções para diversificação, visto que no período de outono-inverno é favorável apenas para culturas irrigadas como o cultivo de hortaliças, mas também é um período de grande oferta destes alimentos e consequente preços reduzidos.

Outro objetivo do trabalho é incentivar agricultores familiares a participarem de políticas públicas, como Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) que adquire alimentos para a merenda escolar e Programa Paulista de Agricultura de Interesse Social (PPAIS) que adquire alimentos para órgãos públicos estaduais como penitenciárias, hospitais estaduais entre outros; onde os 2 programas juntos consomem um grande volume anualmente destes alimentos.

O trabalho possui a orientação técnica do engenheiro agrônomo da CATI/Regional Bauru Sérgio Mitsuo Ishigawa e dos pesquisadores da APTA (Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios) engenheiro agrônomo Valdir Josué Ramos (APTA Itararé) e Economista Raquel Nakazato Pinotti (APTA Bauru).

Segundo o engenheiro agrônomo Marcos Rogério, as culturas da batata, cebola e alho estão se desenvolvendo muito bem e já está sendo planejado ampliar a área de cultivo para o próximo ano onde será realizado um trabalho de comercialização e agregação de valores junto com a COOPAJ (Cooperativa Agrícola de Junqueirópolis) presidida pelo Sr. Osvaldo Dias.

De acordo com o Diretor de Agricultura, Roberto Fugiwara, a implantação dessa cultura colabora com o oferecimento de mais uma alternativa na cadeia produtiva para os médios e pequenos produtores do município.