07 NOV 2017
Campanha de devolução de embalagens de defensivos Agrícolas 2017 é realizada pela prefeitura

Nos dias 23, 24 e 25 de outubro a Diretoria de Agricultura e Meio Ambiente, em parceria com a Associação Agrícola e o Viveiro Municipal realizaram uma campanha para devolução de embalagens vazias de defensivos agrícolas.

Os produtores rurais do município foram o público alvo da campanha, pois em muitos casos existe dificuldade para dar a destinação adequada às embalagens, que são altamente tóxicas. Quando as embalagens são abandonadas no campo, enterradas ou queimadas podem contaminar o solo, a água e o ar, além de colocar em risco a saúde humana e os animais.

Durante o ano de 2014 foi desenvolvido o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, que atende as determinações da Lei Federal 12.305/2010 e da Lei Estadual 12.300/2006, que regulamentam sobre este assunto. O plano determina como o nosso município deve lidar com o armazenamento, coleta, transporte, tratamento e disposição final de cada tipo de resíduo sólido, inclusive com resíduos gerados na zona rural como embalagens de defensivos agrícolas.

Dentre as ações previstas no plano, esta a campanha de recolhimento de embalagens vazias, sendo que nos três dias de campanha foram recebidas no Viveiro Municipal um total de 2645 embalagens rígidas (galões de 1, 5 e 20 L) e 1970 embalagens flexíveis (sacos plásticos, sacos laminados e de papel), com a participação de 77 produtores. Todo o material recolhido será encaminhado para uma empresa especializada em reciclagem de embalagens, situada em Bilac ? SP, que é conveniada ao INPEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias), garantindo assim a destinação ambientalmente correta.

Por meio da reciclagem das embalagens vazias de agrotóxicos, são produzidos cerca de 17 artefatos. Entre eles tubo para esgoto, cruzeta de poste de transmissão de energia, embalagem para óleo lubrificante, caixa de bateria automotiva, conduíte corrugado, duto corrugado e tampas para embalagens de defensivos agrícolas.

Fotos: A devolução aconteceu nas dependências do viveiro municipal