16 DEZ 2017
Junqueirópolis é a cidade com melhor índice de educação da região Oeste de SP

O Centro de Liderança Pública (CLP), em parceria com o Instituto Península, Fundação Roberto Marinho, Fundação Lemann e Instituto Natura, anunciou na quinta-feira, 7,  os resultados da segunda edição do Índice de Oportunidades da Educação Brasileira 2017 IOEB , criado pelo mesmo autor do Ideb, Prof. Reynaldo Fernandes. Em evento realizado no Campus São Paulo, foram anunciados os resultados do estudo que se propõe a apresentar municípios ou estados que oferecem as melhores oportunidades de educação para crianças e adolescentes.

No topo do ranking desta segunda edição, o estado de São Paulo manteve a primeira posição, com nota 5,3 (de zero a 10).

O  município de Junqueirópolis alcançou a nota 5,6 esta em 1º  lugar na região Oeste de São Paulo,  4º do estado e 15º no ranking brasileiro,  no Índice de Oportunidades da Educação Brasileira, o IOEB,  que aponta a situação da educação nos estados e municípios brasileiros, tendo em vista o aperfeiçoamento educacional. Para o estudo, que está em sua segunda edição, são levados em conta indicadores de resultado e de insumos, como qualidade dos professores, experiência dos diretores, tempo de jornada na escola das crianças e taxa de atendimento na educação infantil.

O Índice, organizado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), em parceria com o Instituto Península, Fundação Roberto Marinho, Fundação Lemann e Instituto Natura, é executado pela consultoria Metas Sociais. O IOEB  tem como objetivo apresentar práticas que contribuem para o aperfeiçoamento educacional nas cidades ou estados. O Estudo identifica e oferece oportunidades que servem de inspirações a outros gestores educacionais.

Falando a reportagem o Prefeito Hélio Furini destacou, ''A adoção de medidas corretas de políticas públicas na área da educação, Junqueirópolis se mantém ao longo dos anos entre as cidades de excelência na educação e agora recebermos o comunicado de que estamos entre os primeiros do IOEB de 2017, é motivo de alegria e satisfação''.

Furini parabenizou a todos que fazem parte da educação de Junqueirópolis, cumprimentando a diretora de Educação Ilzete Jampani, o que é externado a todos os diretores, professores e funcionários das escolas municipais estaduais e particulares do munícipio.

O município de Sobral (CE) figura em primeiro lugar no Índice de Oportunidades da Educação Brasileira, o IOEB, confira as 30 melhores cidades 2017:

POSIÇÃO

CIDADE

NOTA

Sobral (CE)

6,2

Frecheirinha (CE)

Nova Olinda (CE)

Brejo Santo (CE)

Picada Café (RS)

Dumont (SP)

5,8

Ibirá (SP)

Coreaú (CE)

Reriutaba (CE)

Novo Oriente (CE)

5,8

Groaíras (CE)

Taguaí (SP)

Pacujá (CE)

5,6

Jijoca de Jericoacoara (CE)

Junqueirópolis (SP)

Valparaíso (SP)

Aguanil (MG)

Serra Negra (SP)

Piumhi (MG)

Atibaia (SP)

Lourdes (SP)

Pereira Barreto (SP)

Novo Horizonte (SP)

Varjota (CE)

Camacho (MG)

Indaiatuba (SP)

Massapê (CE)

Tupi Paulista (SP)

Boituva (SP)

São José da Barra (MG)

5,5

Foto: Ao cumprimentar a diretora de Educação Ilzete Jampani o Prefeito Hélio Furini parabeniza a todos diretores, professores e funcionários das escolas municipais, estaduais e particulares do município por mais um resultado de excelência na avaliação do IOEB.