04 MAR 2018
Diretoria de Educação apresenta as ações para o ano letivo 2018

A diretora de Educação Ilzete Jampani, apresenta as ações em favor da melhor educação para os alunos da rede municipal de Junqueirópolis.

Neste ano de 2018, temos 1.202 alunos de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental I, nas três escolas municipais, E.M. ProfªNeyde Macedo Brandão Fernandes, E.M. ProfªShigueko Oto Iwaki e a E.M. Prof Jair Luiz da Silva que está em destaque entre as melhores escolas do Estado de São Paulo. As E.M. ProfªNeyde Macedo Brandão Fernandes e a E.M. Prof Jair Luiz da Silva, oferecem o ensino em tempo parcial, sendo o período da manhã das 7h às 12h e o período da tarde das 12h30 às 17h30.A E.M. ProfªShigueko Oto Iwaki oferece o ensino em tempo integral das 7h às 15h para 384 alunos.

Essas três escolas também atendem 219 crianças (5 anos) que frequentam a Pré-escola II.

Na rede municipal existem 4 escolas infantis que atendem as crianças de 4 meses a 4 anos, das 7h às 17h (tempo integral), sendo de 0 a 3 anos (creche) e 4 anos a pré-escola I. Essas escolas são: Centro Educacional Infantil Criança Feliz (260 crianças), CEI Cristo Redentor (198 crianças), CEI Nosso Teto (160 crianças) e CEI Sonho de Criança (160 crianças). Está sendo construído o 5º CEI no Alto da Estação em parceria com o Governo do Estado de SP com capacidade para atender 180 crianças.

No Ensino Fundamental são oferecidas as disciplinas de Português, Matemática, Ciências, Geografia, História, Educação Física e Arte, que fazem parte do núcleo comum exigido pela LDB nº 9394/96. Neste ano (2018) foi implantada por Lei municipal a disciplina de Ética e Cidadania para todos os alunos.

Vários projetos são desenvolvidos para aprofundar competências e valores nos alunos, tais como: Projetos de Leitura, PROERD, Prefeito por um dia, SEBRAE ? Jovem Empreendedor e outros que estão sendo organizados pelas equipes escolares e vão constar do Projeto Político Pedagógico que deverá ser entregue na Divisão Municipal até 20/04.

Os alunos do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) participam de avaliações externas à escola, que são Prova Brasil elaborada pelo MEC, a avaliação do SARESP (Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) elaborada pela SEE/SP (Secretaria de Educação do Estado de São Paulo) e a avaliação SAREJ (Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar de Junqueirópolis) elaborada pelas Supervisoras da Educação da Divisão Municipal de Educação. Os resultados dessas avaliações são utilizados para tomadas de decisões que vão ajudar as equipes de coordenação pedagógica juntamente com as professoras a realizarem os agrupamentos com os alunos que necessitam para que avancem na aprendizagem.

Para o atendimento dos 2.199 alunos da rede municipal a Diretoria de educação conta com uma equipe de 136 professores, 138 funcionários (auxiliares de educação I, auxiliares de educação II, motoristas), 07 diretoras, 06 coordenadoras pedagógicas, 04 professoras formadoras, 2 supervisores, 26 estagiários, 2 nutricionistas e 1 fonoaudióloga.

As escolas municipais são inclusivas tendo na sua rede17 alunos deficientes. Desses, 13 alunos frequentam a Sala de Recurso (AEE ? Atendimento Educacional Especializado), que está instalada na E.M. ProfªNeyde Macedo, no contra turno que conta com o trabalho da Profª Rita de Cássia Ramal especializada em Educação Especial. Existe também na rede alunos de inclusão que necessitam do atendimento de um cuidador que auxilia o aluno nas necessidades de higiene, alimentação, locomoção e outros cuidados.

Os alunos da rede municipal, além do excelente trabalho realizado pelos profissionais da educação, recebem uniformes, livros didáticos, apostilas e outros materiais escolares. As escolas possuem sala de informática com 25 computadores cada uma com acesso a internet, sala de leitura com um excelente acervo de livros de literatura que são renovados a cada ano, parque infantil, sala de vídeo, atendimento dentário e fonoaudiólogo.

Os alunos da zona urbana, que residem acima de 1.500 metros da escola que estudam utilizam o transporte escolar. E todos os alunos da zona rural são transportados pela frota de ônibus da educação. Todos os alunos que utilizam este serviço precisam portar uma carteirinha de identificação.

Os professores participam de formação continuada durante todo o ano letivo, para discutirem suas práticas pedagógicas e terem conhecimento de novas pesquisas educacionais. Essa formação é realizada em HTPC (Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo) orientada pelas coordenadoras pedagógicas participam também de palestras, reuniões e cursos.

Por conta de todo esse trabalho, realizado com muito comprometimento, o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) dos alunos da rede municipal de educação está em 7,8, nota projetada para o ano de 2.025.

O Calendário Escolar teve início no dia 01/02 e irá até o dia 21/12.

Os investimentos na educação municipal são constantes. Estão sendo construídas 4 salas na E.M ProfªShigueko Oto Iwaki, uma quadra coberta e um depósito no CEI Sonho de Criança. Estão sendo feitos pequenos reparos e manutenções em todas as escolas.

Foto: A Diretora de Educação Ilzete Jampani se coloca a disposição dos pais para qualquer esclarecimento sobre a grade educacional do município.