10 MAI 2018
Visita da Nascente Modelo de Junqueirópolis (Educação Ambiental Contínua)

De 07 à 11 de Maio de 2018, as crianças do 3º ano de toda a rede municipal de ensino, estão participando da visitação à nascente Modelo do município.

A gestão ambiental de nosso município tem consciência da importância do papel que uma nascente tem no meio ambiente. Visando a grandeza dessa importância e atendendo as diretivas do programa município verde azul, todas as crianças da terceira série das escolas municipais de Junqueirópolis, tiveram a oportunidade de conhecer de perto uma nascente e aprender um pouco mais sobre a importância de protegê-la. No total cerca de 250 alunos tiveram o privilégio de participar desta ação. A nascente municipal modelo está localizada no Sitio Santo Antônio, cuja propriedade pertence ao senhor Nelson Violin. A nascente pode ser visitada por toda população interessada, desde que seja agendada previamente uma visita monitorada na diretoria de meio ambiente.

As crianças passaram por uma pequena ?trilha? até chegar a nascente, e durante o percurso aprenderam sobre o histórico da propriedade onde a nascente esta localizada e também aprenderam que toda nascente deve ser protegida por uma APP, toda a vegetação ao entorno da nascente servirá como uma imunidade que a protege de muitas formas. Durante o passeio também foi mencionado aspectos importantes sobre a fauna e a flora do local. Chegando mais perto da nascente, os alunos tiveram a oportunidade de ver de bem perto o olho d?agua e como a água ?nasce? da terra. Foram enfatizados aspectos relacionados com a importância das matas ciliares para as encostas, nascentes, arroios e rios e os cuidados necessários com os recursos hídricos, foi muito enfatizado a importância de proteger nossas nascentes e para a conservação de nascentes e mananciais em propriedades rurais, podem ser adotadas algumas medidas de proteção do solo e da vegetação, que vão desde a eliminação das práticas de queimadas até o enriquecimento das matas nativas. Já dentro da mata bem formada, foi destacada a importância das matas para o meio ambiente como um todo, ressaltando-se suas funções e benefícios para a fauna, flora, solo e água. Ao final da trilha, os participantes se depararam com uma área que foi propositalmente poluída com diversas embalagens recicláveis. Esses materiais foram colocados lá para chocar as crianças, pois ao verem aquela quantidade de lixo, entenderam o quanto é importante cuidar do meio ambiente. Então foi proposta uma gincana de limpeza da nascente, os alunos presentes foram divididos em três equipes, e foram orientados sobre a regra da gincana. O grupo que conseguisse coletar mais material seria o grupo campeão.

As atividades de educação ambiental possibilitam dar continuidade ao trabalho de sensibilização e conscientização sobre a importância da preservação ambiental. Essa ação foi realizada com o objetivo de ensinar às crianças a importância de proteger as nascentes e mostrar a elas o quão é grandioso o espetáculo que a natureza nos proporciona, quando a tratamos com respeito.