19 SET 2018
Alunos do município visitam o Parque Estadual do Aguapeí

Professores e alunos das escolas municipais  de Junqueirópolis,  participaram esta semana do Dia de Educação Ambiental com visitações no Parque Estadual do Aguapeí, tendo como  foco em salvaguarda da Biodiversidade.

Falando da visitação a coordenadora Ambiental Bianca Fazioni destacou que dentro da área territorial de Junqueirópolis, está localizado o Parque estadual do Aguapeí, que ao todo, é constituído por cinco municípios e Junqueirópolis é um deles. No total o parque possui uma área de 90 Km². O parque foi construído como forma de compensação pela construção da usina hidrelétrica. O parque está aberto para visitação e recebe diversos públicos, a fim de multiplicar a educação ambiental e a importância da biodiversidade.

A importância de estabelecer esse contato com as crianças e a natureza é muito grande, pois o local oferece oportunidade para conhecermos mais sobre a fauna e flora local e a biodiversidade como um todo.

A ação tem por objetivo tirar os alunos do modo de aprendizagem cotidiano, fazendo com que eles tenham uma interação real com a natureza e com o meio ambiente, abrindo novos horizontes para o aprendizado e contribuindo para a construção de valores relacionados a proteção da diversidade biológica. Essa atividade desenvolvida solidifica a proposta de tornar os alunos de hoje, os cidadãos conscientes do futuro, capazes de entender o cenário ambiental real de forma crítica e construtiva, se tornando seres com atitudes cada vez mais voltados a preservação e responsabilidade da biodiversidade.

O Brasil Apresenta uma rica biodiversidade, pois abriga espécies exclusivas, ou seja, que só existem no nosso país. Ter um local para visitação como o Parque do Aguapeí tão perto de casa, é um grande privilégio, pois os alunos aprendem com muito mais entusiasmo ao ver os animais, a vegetação, o solo, a paisagem , entre outros aspectos.

O Objetivo é fazer com que os visitantes entendam que cada ser vivo possui um papel fundamental no equilíbrio do planeta, desde a população microbiana, até os seres humanos. E que cada ser que entra em extinção ameaça um ciclo de funcionalidade do mundo inteiro, pois cada um tem seu importante papel a cumprir na cadeia.

Por isso é extremamente importante que desde sempre seja ensinado a respeitar e preservar tudo que faz parte da nossa biodiversidade, e esses passeios, palestras e trilhas ecológicas que ocorreram no parque são ensinamentos bem completos sobre o tema.