27 MAR 2019
Junqueirópolis realiza a II conferência municipal dos direitos dos idosos

Aconteceu na última terça-feira, 26, II Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa  Idosa de hoje tem como tema ?Os desafios de envelhecer no século XXI e o Papel das Políticas Públicas?,  contando com grande participação  popular que  se fez presente  nas dependências do CCI-ABF (Centro de convivência do Idoso Ana Brant Fernandes.

Antes dos trabalhos o grupo de dança do CCI-ABF, realizaram uma bela apresentação de dança típica do folclore brasileiro.

De acordo com a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa Maria José Castilho(Zezé), a conferencia foi realizada com intuito de reunir representantes do governo e da sociedade civil organizada, e das próprias pessoas idosas, para debater os principais desafios e decidir as prioridades para as políticas públicas que refletem no envelhecimento da população e na condição de vida das pessoas idosas, atualmente e nos próximos anos.

A mesa diretora foi composta por autoridades e técnicos, sendo:

Maria José Castilho ? Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa,  Sra. Sofia Rodrigues dos Santos ? Vice- Prefeita,  Elayne Val ? Diretora de Assistência e Desenvolvimento Social,  Sra. Lidia Teruel ? Representante dos idosos, Sr. Valdir Chimbinha ? Vereador, Emilene Teixeira da Silva ? Representante do Conselho Estadual do Idoso e a convidada especial Maria Angela Cabanilha de Souza Maltempi ? palestrante.

Na oportunidade aconteceu a leitura do Regimento Interno que ao término teve aprovação por aclamação.

Durante o evento  foram discutidos:  Os  Direitos Fundamentais na Construção/Efetivação das Políticas Públicas;  Saúde, Assistência Social, Previdência, Moradia; Transporte, Cultura, Esporte e Lazer.

Educação: assegurando direitos e emancipação humana;

Enfrentamento da Violação dos Direitos Humanos da Pessoa

Idosa.

Os Conselhos de Direitos: seu papel na efetivação do controle social na geração e implementação das políticas públicas.

A II Conferencia de Junqueirópolis também realizou a eleição que definiu os Delegados representativos do município, sendo representantes do poder publico como titular, Maria José Castilho e como suplente Elisandra Fernandes; pela Sociedade Civil a Titular de Delegada Magda Carvalho, e como suplente foi eleito o Anizio Gandolfi.