A Prefeitura, por meio da Diretoria Municipal de Saúde e Vigilância Epidemiológica, dará início as ações da Semana Estadual de Prevenção à Leishmaniose Visceral.
Durante a programação que ocorrem entre os dias 08 a 12 de agosto de 2022, as equipes da saúde realizarão visitas em bairros do município, orientando sobre sinais e sintomas da doença e fazendo busca ativa de animais que apresentem quadro semelhante ao da leishmaniose visceral e realizando ações preventivas.

Dia 08 – Passeata com ACSs e ACEs, com saída as 08 horas do Cristo Redentor e indo até a praça da Paróquia de Santo Antônio.

De 09 a 11/08 - Coleta para exames de leishmaniose e vacinação anti- rábica, das 08 ás 14h30, sempre realizados na sede da Vigilância Epidemiológica, localizada na Av. Bandeirantes nº 1730.

Dia 12 – Será realizado um pedágio educativo das 08h ás 10h30, na Praça Álvaro de Oliveira Junqueira, com orientações sobre a prevenção da Leishmaniose.
O que é Leishmaniose Visceral:
A Leishmaniose Visceral é uma zoonose de evolução crônica com acometimento sistêmico e se não tratada pode levar a óbito até 90% dos casos.
É transmitida ao homem pela picada de fêmeas do inseto vetor infectado denominado flebotomíneo e conhecido popularmente como mosquito palha, asa-dura; tatuquiras; birigui; dentre outros.
No Brasil a principal espécie responsável pela transmissão é a Lutzomyia longipalpis.