18 MAI 2022
Junqueirópolis realiza oficinas para elaboração do Plano Diretor Municipal

A Prefeitura de Junqueirópolis realiza nos próximos dias 23 (segunda) e 24 (terça-feira) duas oficinas de planejamento abertas à população para apresentação de propostas que possam ser incluídas no Plano Diretor Participativo Municipal. As oficinas (audiências públicas) iniciam às 19h. Na segunda (23), será no auditório Aparecida Ikeda, vila Santa Ruth e na
terça (24), no Centro de Formação Educacional (CEFE), praça Àlvaro de Oliveira Junqueira.
O Plano Diretor elabora- do pelo Executivo e aprovado por lei municipal, é o instrumento básico da política de desenvolvimento e expansão urbana e integra o processo do planejamento municipal.
“Deve englobar o município como um todo e tem extrema importância na administração pública do município uma vez que as diretrizes orçamentárias, Plano Plurianual (PPA) e o orçamento anual devem incorporar prioridades nele contidas”, informa o prefeito Osmar Pinatto.
Nas oficinas serão abor- dados temas de interesses comunitários nas áreas da educação, saúde e higiene, habitação e transporte bem como ordenação do uso e ocupação do solo, seu parcelamento e disciplinamento das edificações, entre outras.
“O Plano Diretor Participativo tem por princípio determinar o desenvolvimento das funções sociais da cidade e garantir o bem estar de seus moradores”, ressalta o prefeito. Por ser um instrumento básico da política de
desenvolvimento da expansão urbana é organizado em parcerias com sindicatos, entidades de classes, escolas públicas e privadas, igrejas e demais setores da sociedade.
É obrigatório para cidades com mais de 20 mil habitantes. A estimativa do IBGE, a população de Junqueirópolis é de 20.978 moradores, tendo como base 1º de julho de 2021.