24 MAR 2021
Diretoria do Agronegócio visita produção de Amendoim

O diretor Josemar de Souza e o coordenador Luiz Pelegrinelli da Indústria e Comércio e Agronegócio de Junqueirópolis, estiveram visitando a lavoura do produtor Edson José da Silva no bairro Paraíso, o qual está em plena colheita do amendoim.

O plantio de amendoim está em fase crescente em nossa região, tendo um grande percentual de plantio feito por produtores de Junqueirópolis, cidade que deve receber a instalação de grupos empreendedores voltados para o beneficiamento e fabricação de produtos derivados do amendoim.

Segundo estimativas o estado de São Paulo é responsável por mais de 90% da produção brasileira de amendoim, além de abrigar parte importante dos demais elos da cadeia.

Quem abre uma embalagem de paçoca, consome amendoim torrado com cerveja ou até mesmo a pasta de amendoim antes do treino da academia pode não saber, mas a produção da oleaginosa está baseada em ciência e São Paulo é também líder nesse quesito.

Em 2020, a produção paulista atingiu 602,9 mil toneladas, sendo na atualidade uma boa opção de renda para os produtores rurais.

Só em 2020 foram em torno de 198 mil toneladas de amendoim em grãos exportadas pelo estado de São Paulo, principalmente para Rússia, União Europeia e Argélia, além de outras 39 mil toneladas de óleo de amendoim também exportadas pelo Estado para China e Itália. O valor arrecadado com essas transações chegou a US$ 276 milhões.

De acordo com o diretor Josemar de Souza(Nego), o amendoim é mais uma opção de renda aos produtores rurais da região com projeções para geração de empregos, tendo pela frente um mercado promissor a nível nacional e para exportação.