17 MAR 2021
EDUCAÇÃO
Confira a dica de leitura da Biblioteca Municipal de Junqueirópolis - Por Claudia Mazzei

Ensaio sobre a cegueira- José Saramago

""Sim, o Ensaio sobre a cegueira é um livro para se ler neste momento de reclusão e confinamento do coronavírus. Mas não para pensar sobre como uma doença que se espalha sem controle pode mudar nossa vida, mas como nossa vida talvez estivesse completamente equivocada antes que essa doença chegasse."" ?

(Renato Rovai, Revista Fórum)

Um motorista parado no sinal se descobre subitamente cego.

É o primeiro caso de uma ""treva branca"" que logo se espalha incontrolavelmente.

Resguardados em quarentena, os cegos se perceberão reduzidos à essência humana, numa verdadeira viagem às trevas.

O Ensaio sobre a cegueira é a fantasia de um autor que nos faz lembrar ""a responsabilidade de ter olhos quando os outros os perderam"".

José Saramago nos dá, aqui, uma imagem aterradora e comovente de tempos sombrios,

à beira de um novo milênio, impondo-se à companhia dos maiores visionários modernos,

como Franz Kafka e Elias Canetti.Cada leitor viverá uma experiência imaginativa única.

Num ponto onde se cruzam literatura e sabedoria, José Saramago nos obriga a parar,

fechar os olhos e ver. Recuperar a lucidez, resgatar o afeto: essas são as tarefas do escritor e de cada leitor,

diante da pressão dos tempos e do que se perdeu: ""uma coisa que não tem nome, essa coisa é o que somos"".

Com o avanço do estado de São Paulo para a fase vermelha de enfrentamento da pandemia do Covid-19 estamos seguindo protocolos de segurança.

Nos serviços de cadastro (permissão para entrada de uma pessoa por vez), empréstimo e devolução (na entrada da biblioteca, sem acesso ao acervo interno) renovação de livros (por telefone 3842-2122, Instagram bibliotecajunq ou na entrada da biblioteca).

O acesso ao acervo permanece fechado, mas os usuários podem vir fazer a retirada na entrada principal da Biblioteca, se informando pelo telefone ou Instragram sobre o título ou autor escolhido.

Todo material em circulação é higienizado pela Biblioteca.

É recomendável, mas não obrigatório, reservar seu livro de interesse. Isso para garantir que o livro desejado esteja à disposição quando for retirá-lo. Você poderá ligar para o 3842-2122 ou pelo Instagram bibliotecajunq.

Em breve estaremos com Catálogo Online para facilitar suas buscas no acervo e realizar suas reservas.

Estamos tomando todas as medidas necessárias para a segurança do público e funcionários.

Claudia Mazzei

Bibliotecária CRB8ª - 9298