12 NOV 2019
FIRJAN: Junqueirópolis está entre as cidades da região com destaque no ranking de gestão fiscal

Mais uma vez Junqueirópolis  é destaque entre os municípios da Nova Alta Paulista com melhor índice de gestão fiscal, de acordo com a  metodologia da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (FIRJAN).

O Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF), trouxe os dados de 5.337 municípios brasileiros, concluindo o ranking nacional e estadual. O  município de Junqueirópolis obtém  avaliação de excelência no levantamento feito pelo IFGF.

Na avaliação nacional,  Junqueirópolis, está em 206° e no levantamento entre as cidades do estado de São Paulo a Cidade verde  ocupa a 27°; ficando na região em segundo lugar,  com Osvaldo Cruz em primeiro com 19º.

O levantamento o município de  Adamantina em 155ª, Dracena está no ranking do Índice Firjan de Gestão Fiscal em 1.803° e no estadual em 336°.  O município da Nova Alta Paulista com pior desempenho é Nova Guataporanga, na 607ª posição.

Os apontamentos feito pelo índice IFGF é construído com base em resultados fiscais oficiais, declarados pelas próprias prefeituras. Essas informações são disponibilizadas anualmente pela Secretaria do Tesouro Nacional ? STN, por meio do Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi).

Os dados avaliaram as informações disponibilizadas pelas prefeituras no ano de 2018, sendo analisadas as contas municipais a partir de quatro indicadores: autonomia, gestão com pessoal, liquidez e investimentos. A pontuação final atribuída a cada cidade varia entre 0 e 1, sendo que quanto mais próxima de 1 melhor a gestão fiscal do município.

O resultado final do índice Firjan aponta que de cada quatro municípios brasileiros três estão com a gestão fiscal em dificuldades, total de 74% das administrações estão no vermelho não conseguem se auto-sustentar, conforme as informações do  Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF), divulgado no último dia 31 de outubro de 2019.

Confira a tabela completa dos municípios da Nova Alta Paulista: