06 MAR 2020
Junqueirópolis está entre as melhores cidades do estado no programa Verde Azul

O município de Junqueirópolis está entre as cidades com pontuação de excelência com méritos para a conquista do Selo Município Verde Azul e Prêmio Franco Montoro, pelo melhor resultado da Bacia Hidrográfica do Aguapeí/Peixe.

O resultado final da etapa município Verde Azul - 2019 foi divulgado na manhã desta quinta-feira (5), no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, em cerimônia presidida pelo governado João Dória.

As ações propostas pelo PMVA compõem as dez Diretivas norteadoras da agenda ambiental local, abrangendo os seguintes temas estratégicos: Município Sustentável, Estrutura e Educação Ambiental, Conselho Ambiental, Biodiversidade, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Uso do Solo, Arborização Urbana, Esgoto Tratado e Resíduos Sólidos.

Junqueirópolis foi uma das primeiras cidades do estado a aderir o programa iniciado em 2007 e utilizá-lo como ferramenta de gestão, chegando na edição e 2019 como melhor classificado na região.

Apenas quatro cidades da Nova Alta Paulista o apresentaram evolução entre as melhores na atual edição: a primeira colocada é Junqueirópolis que ficou na 47ª posição com 87,31 pontos, seguido de Sagres na 50ª posição com 86,74 pontos, Tupi Paulista na 57ª posição com 84,79 e Monte Castelo na 59ª posição com 84,22 pontos.

Junqueirópolis se destacou ainda pelo recebimento do Prêmio Franco Montoro, pelo melhor resultado da Bacia Hidrográfica do Aguapeí/Peixe com a nota (87,31). Outras cidades que receberam o troféu Franco Montoro foram Itu (93,39), Santo Antônio da Alegria (90,04), Santa Fé do Sul (89,91), Presidente Prudente (91,26), Bragança Paulista (94,74), Ribeirão Preto (90,60), Guararema (90,70), Sertãozinho (91,47), São Pedro do Turvo (92,57), São Bento do Sapucaí (86,76), Penápolis (86,90), Itanhaém (89,65), Mogi das Cruzes (86,26), Coronel Macedo (82,75) e Gabriel Monteiro (89,60).

São José do Rio Preto foi a grande campeã no ranking geral, totalizando 97 pontos, seguida por Bragança Paulista (94,74) e Novo Horizonte (94,23).

De Junqueirópolis participaram da solenidade de premiação o Prefeito Hélio Furini, diretor Roberto Fujiwara e a interlocutora responsável pelo Programa Bianca Fazioni, os quais receberam do secretário estadual de meio ambiente Marcos Penido, o certificado e troféu oferecido pelo governo do estado através da secretaria estadual de Meio ambiente.

Ao receber mais um premio para Junqueirópolis, o prefeito Hélio Furini  disse que esse é um projeto de grande significado para o  município, pois através dele temos ferramentas de gestão que podemos usar buscando sempre a melhor gestão ambiental para nossa cidade.