02 MAI 2023
Junqueirópolis foi representado pela Professora Juliana Ventura Mazali no Alfabetiza Brasil
O evento Alfabetiza Brasil aconteceu na cidade de São Paulo no dia 17 de abril de 2023, oportunidade em que a professora Juliana Ventura Mazali, esteve representando os 2° anos do município de Junqueirópolis.
O convite foi para participar da pesquisa nacional de alfabetização na idade certa realizado pelo INEP, a fim de coletar informações sobre o tema para subsidiar políticas públicas educacionais.
Um dos objetivos da pesquisa é conhecer a percepção dos professores sobre as habilidades que caracterizam a criança alfabetizada.
Para isso o INEP consultará professores alfabetizadores de todo Brasil por amostragem de acordo com o maior índice no IDEB, municípios com população pequena e municípios com populações maiores, sendo ao todo representado por 343 municípios.
PROFESSORA: “O evento contou com uma logística bastante interessante, poder participar de pesquisas onde “o chão da escola’” teve voz, para que depois sejam definidos programas, avaliações para nossos alunos foi muito importante.
É a primeira iniciativa que vejo onde as políticas públicas educacionais virão de baixo (professor/aluno) para cima (órgão competente) e não o contrário”.
Esteve presente no evento:
Manuel Palácios – Presidente do INEP.
Izolda Cela – Secretaria Executiva do MEC.
Alexsandro do Nascimento Santos - Diretor de políticas e diretrizes da educação integral básica.
Fernando Padula – Secretario Educação de São Paulo.
Rubens Lacerda – diretor de avaliação da Educação básica.
José Roberto Santos – coordenador pedagógico do SAEB