26 JAN 2023
Junqueirópolis intensifica o combate ao Mosquito da Dengue, Zika e Chikungunya
A Vigilância Epidemiológica chama a atenção da população junqueiropolense, para estarem atentos ao combate Aedes aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya.

O trabalho de conscientização segue sendo feito pelos agentes de saúde junto à população.

De acordo com o diretor Rael da Saúde, as equipes de campo estão levando as informações em todo o perímetro urbano da cidade, buscando conscientizar a população de que é preciso continuar atento durante o período de calor e chuva, onde juntos aumentam o risco de proliferação da Dengue, pernilongo, mosquito palha e animais peçonhentos.

Todos devem estar atentos e sempre verificando seus quintais e aos arredores, possíveis focos/criadouro principalmente da Dengue, se necessário comunique o agente comunitário de saúde da sua área ou ligue para a Vigilância Epidemiológica (3841-3674).

🦟 Prevenção:

O enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti é uma tarefa contínua e coletiva.

As principais medidas de prevenção são:

- Deixar a caixa d’água bem fechada e realizar a limpeza regularmente;
- Retirar dos quintais objetos que acumulam água;
- Cuidar do lixo, mantendo materiais para reciclagem em saco fechado e em local coberto;
- Eliminar pratos de vaso de plantas ou usar um pratinho que seja melhor ajustado ao vaso;
- Descartar pneus usados em postos de coleta da Prefeitura.

De 21 a 26 de novembro, o Estado terá ações para conscientizar a população e para eliminar criadouros do vetor da doença.

👉🏻Quando procurar o Médico:

Os sintomas da Dengue são:

Febre alta com início súbito, forte dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dores nos ossos e articulações, manchas ou erupções na pele, cansaço, moleza, vômito e tontura, em caso de dúvidas de algum destes sintomas procure o médico imediatamente.