Tradicional promoção do varejo será promovida na próxima sexta-feira, 25, mas muitas lojas já oferecem descontos!

A tradicional Black Friday começa na próxima sexta-feira, 25, mas muitas lojas físicas e virtuais já estão fazendo suas promoções.

Em razão de tanta publicidade tentadora, é preciso redobrar os cuidados para evitar problemas.
Em Junqueirópolis, anualmente o Procon registra reclamações e, neste ano promove uma campanha para ajudar o consumidor a não cair em fraudes e golpes.
No período da Black Friday do ano passado foram registradas várias reclamações, os campeões foram celulares entre outros artigos.
As principais reclamações ao Procon foram através da internet, da não entrega ou demora, produtos com defeito e o cancelamento da compra.
“Vamos coibir que a loja aumente o valor semanas antes e depois volte para o preço normal dizendo ser desconto.

Os principais itens são televisões, celulares, geladeiras e ar-condicionado.
É fácil encontrar um golpe quando o valor está bem abaixo do mercado.

Agora na Black Friday os preços mudam muito e o golpista se aproveita disso.
A Coordenadora do Procon Junqueirópolis, Mary Françoso, esclarece a importância do consumidor evitar ao máximo os anúncios em redes sociais e sites, ainda mais usando o Pix como forma de pagamento.
“Muitas vezes o golpista clona o anúncio e recebe o dinheiro, a orientação é priorizar ao máximo comprar pela loja física ou em sites totalmente confiáveis”, disse.

Segurança
Os preços da Black Friday podem ser tentadores, mas é preciso pôr a segurança em primeiro lugar.
Mary esclarece que é possível tomar alguns cuidados simples para certificar a segurança em um site.
“Confira se há o cadeado ao lado do endereço do site, sua existência significa que o protocolo HTTPS é aplicado e você está seguro.
Além disso, faça uma pesquisa sobre o site de compras, verifique as opiniões de outros clientes em sites como o Reclame Aqui quanto à entrega, atendimento e à qualidade do serviço”.
A maioria dos sites de compras dá para encontrar informações como o CNPJ e a Razão Social da empresa, o que ajuda o consumidor conferir se a loja virtual realmente existe.
O consumidor deve ter os mesmos cuidados ao comprar pelas redes sociais ou WhatsApp.
Além das informações sobre a empresa, procure saber sobre as opções de contato com o lojista, como telefones e e-mail.
Analise a qualidade dos textos sobre os produtos, quanto mais detalhada a descrição melhor.
Também são necessários cuidados com relação à forma de pagamento.
No caso do Pix, por ser instantâneo, é fundamental verificar se o destinatário é o correto.

Empresas devem se preparar
Sendo sempre importante o lojista é ser transparente, focar no público e estar preparado para atender à demanda.
Ainda temos o estigma da black fraude, de vender tudo pela metade do dobro.
Então é preciso ser sincero com o consumidor, focar no que o público precisa e ter qualidade no atendimento.
O consumidor tem 7 dias para reclamar da compra!
Informações e dúvidas podem ser obtidas no Procon Junqueirópolis.
Avenida Sete de Setembro 1237.

Telefone: (18) 3842 1514.