01 JUN 2022
Pinatto participa da entrega de certificados aos professores do curso de Robótica

O prefeito Osmar Pinatto, acompanhado pelo vice prefeito Rael da Saúde, diretor de educação José Henrique Rossi, diretoras e professores da educação, estiveram nesta segunda-feira(30/05/2022) na escola Jair Luiz da Silva para acompanhar na prática o dia de premiação aos educadores que receberam o certificado de formação em aulas práticas e teóricas de robótica educacional.
Oportunidade em que o executivo municipal contou com a apresentação teórica e pratica na do curso inserido ao currículo do ensino fundamental I, ministrado pelo Prof. Mestre Jefferson Toschi.
Sobre o Curso:
CURSO ROBÓTICA PARA ENSINO FUNDAMENTAL I – TEORIA E PRÁTICA
Doze professores das escolas públicas municipal receberam formação em aulas práticas e teóricas de robótica educacional, desde o início de março, na escola Jair Rodrigues. Nesta segunda, 30 de maio, foi o último encontro, onde foram apresentados os projetos da conclusão do curso “Robótica para Ensino Fundamental I – Teoria e Prática”. A demanda surgiu devido a implantação das escolas municipais integrais, assim os alunos possuem aulas de tecnologia onde são desenvolvidas as aulas de robótica.
Cada professor recebeu materiais de robótica Arduino para o desenvolvimento do estudo. Eles receberam aulas de programação e eletrônica, em desenvolvimento por 36 horas, divididas em três módulos, com o objetivo de instruir os professores-alunos a trabalharem aspectos técnicos, lúdicos e comportamentais em sala.
Cada escola recebeu em média 10 Kits de robótica, no qual se dividem em Básico I, Básico II, Avançado I e Avançado II para atender os alunos do 2º, 3º, 4º e 5º anos, já os alunos do 1º ano receberam kits de montagem estrutural para trabalhar de forma lúdica a parte inicial da robótica na categoria de criatividade, movimento e resistência.
A rápida evolução do mundo, sendo cada vez mais tecnológico, aprender robótica na infância tem se mostrado uma excelente ferramenta de educação para as crianças. A prática ajuda a desenvolver o lado intelectual e cognitivo dos pequenos. Além disso, ajuda a promover a abertura de um grande leque de oportunidades no mercado de trabalho no futuro. Assim, pode se dizer que o aprendizado de robótica na infância pode trazer inúmeros benefícios para os pequenos.
Com a robótica, as crianças se divertem, enquanto mergulham no mundo da tecnologia e da criatividade. Tudo isso por meio de aulas instigantes e interativas. Nos cursos, a criação de jogos, softwares e aplicativos acontece de um jeito especial, envolvendo ainda mais os pequenos e trazendo inúmeros benefícios para as crianças.
O curso foi ministrado pelo Prof. Mestre Jefferson Toschi, graduado em Ciências, Matemática, Física e Pedagogia, com Pós Graduação em Gestão Escolar pela USP (Universidade de São Paulo) e Mestrado em Física pela UNESP de Presidente Prudente.