03 MAR 2021
Saiba como deixar a poda da árvore da calçada bonita

Por: Bianca Fazione

O que é Poda?

A poda é a eliminação de ramos e galgos da planta, com o objetivo de proporcionar uma estrutura adequada à planta e equilibrar seu crescimento, além melhorar a estética do individuo arbóreo. Lembrando que por questões de segurança é extremamente necessário que esse trabalho seja realizado por um profissional qualificado.

Quantidade permitida de Poda:

Em qualquer tipo de poda, não poderão ser removidos mais do que 30% do volume total da copa, sendo que o descumprimento pode ser considerado objeto de infração. A poda drástica deve ser realizada somente em casos extremos após avaliação de um técnico responsável. Esse tipo de poda não é recomendado e só será efetuado em condições de emergência. A poda drástica é crime ambiental, constitui infração média a grave.

Porque Podar?

A poda é recomendada para reduzir os conflitos das árvores com as redes telefônicas ou elétricas e diminuir a brotação de ramos epicórmicos e consequentemente a necessidade de podas posteriores.

A futura árvore deverá ter os galhos situados sempre acima de 2,0 m. Assim, evitaremos que seus galhos atrapalhem a passagem de veículos e de pedestres e, além disso, posteriormente serão desnecessárias podas drásticas para corrigir a sua forma.

Essas e outras informações completas sobre Arborização Urbana podem ser conferidas na integra no Guia disponível no site da Prefeitura ou através do Link: https://www.junqueiropolis.sp.gov.br/portal/servicos/202/guia-de-arborizacao/

Em caso de dúvidas, a diretoria de Meio Ambiente de Junqueirópolis está a disposição através do telefone: 3841-3496.