05 OUT 2017
Junqueirópolis recebe pré-certificação do programa Município VerdeAzul

A Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo promoveu na sexta-feira, 22, na cidade de Rio Claro-SP, o evento de pré-certificação aos municípios que pontuaram no programa Município VerdeAzul.

Na oportunidade, Junqueirópolis foi representada pela interlocutora do município, Bianca Fazioni, que participou do evento onde recebeu o certificado pela conquista de mais uma etapa do programa.

De acordo com a ambientalista Bianca, há cinco anos Junqueirópolis estava fora do ranking das melhores pontuações, e esse ano voltou a pontuar com grandes possibilidades de conseguir o selo de Município VerdeAzul.

No geral, nessa segunda etapa do programa em que a nota de corte era de 50 pontos, o município classificou-se com 63,15 pontos, estando assim entre as melhores colocações do oeste paulista.

Segundo dados do programa o município teve uma evolução de 171,38% desde o início do ano, dados que estimulam muito as ações, objetivando conseguir a certificação definitiva no final do ano.

O programa Município VerdeAzul, é uma iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo e está em vigor desde 2007. Abordar diretivas é o objetivo desse programa, envolvendo diretamente o meio ambiente e auxiliando os municípios participantes a melhorarem a gestão ambiental, tornando as cidades cada vez mais sustentáveis.

O programa aborda dez diretivas, sendo elas esgoto tratado, resíduos sólidos, biodiversidade, arborização urbana, educação ambiental, cidade sustentável, gestão das águas, qualidade do ar, estrutura ambiental e conselho ambiental. Todas essas diretivas propõe metas a serem cumpridas e devidas pontuações.

Bianca enfatizou que a certificação final deverá ocorrer no final deste ano e a nota de corte será de 80 pontos.

Foto: O diretor de agricultura e meio ambiente Roberto Fujiwara e Bianca Fazioni durante a entrega do certificado ao prefeito Hélio Furini.