06 AGO 2020
Live Agita Junqueirópolis

LIVE AGITA JUNQUEIRÓPOLIS

A Diretoria Municipal da Saúde através do Projeto Agita Junqueirópolis vem realizando diariamente desde o dia 18/05/2020 LIVE DE ATIVIDADE FÍSICA de segunda a sexta feira em dois períodos as 09h00 e as 14h00.

A rápida e incontrolável disseminação do novo Coronavírus (SARS-CoV-2) pelo mundo aliada à sua gravidade fez com que a Organização Mundial da Saúde (OMS) caracterizasse a situação como pandemia. Diante da orientação para que as pessoas fiquem em casa, é fundamental que sejam incentivadas e posteriormente ampliadas as ações para a adoção-manutenção de uma rotina de vida fisicamente ativa. O estilo de vida sedentário é prejudicial para o nosso sistema imune, fundamental para reduzir a possibilidade de infecção viral. Além disto, o fato de ficarmos “parados” e muitas vezes nos alimentando inadequadamente favorece o ganho de peso, o aumento da pressão arterial, da glicose (açúcar) e lipídeos (gorduras) no sangue, o que aumenta o risco de doenças cardiovasculares e metabólicas, como a hipertensão e o diabetes, os quais têm sido associados a pior prognóstico em pacientes idosos acometidos pela COVID-19.

Com tudo isto acontecendo nos Educadores Físicos teve a iniciativa de fazer as LIVE DE ATIVIDADE FÍSICA diariamente para os alunos dos grupos de atividade física das ESFs participarem em casa para uma melhor qualidade de vida.

De acordo com Juliana Rocato Xavier Educadora Física do NASF e Coordenadora do Projeto “Agita Junqueirópolis”, a iniciativa deu tão certa que conseguimos alcançar um público diversificado dos que participavam conosco nas ESFs, pessoas de outras faixas etárias e pessoas de outras cidades, regiões e até estados diferentes participando diariamente conosco nas LIVES, totalizando um alcance que varia de 1.000 a 4.000 pessoas em cada LIVE.

Os profissionais de Educação Física da Diretoria Municipal da Saúde envolvidos neste grande trabalho são: Juliana Rocato Xavier, Pedro Borges da Silva Junior e Thiago Henrique Batista de Souza. Contamos também com a participação da Nutricionista do NASF Ana Cláudia Nakai Esteves nas LIVES do período da tarde.
Gostaríamos de agradecer o apoio recebido da Profissional de Educação Física e Coordenado do CCI (Centro de Convivência do Idoso) Maria José Castilho e Promoção Social por nos ter cedido o espaço para a realização das LIVES.

Este trabalho da Diretoria Municipal da Saúde de Junqueirópolis segue firme até o fim da Pandemia e lembrem – se! As evidências são claras! O sedentarismo tem impacto negativo sobre sua saúde, portanto, apesar de não sair de casa, é fundamental que todos realizem atividade física no ambiente domiciliar. Busque que as atividades físicas sejam integradas ao seu novo cotidiano e que sejam prazerosas! Tais medidas serão essenciais e de grande contribuição para a sua saúde física e mental, auxiliando na prevenção ao COVID-19 e de suas consequências.

"Aquele que não tem tempo para cuidar da Saúde, terá que arranjar tempo para cuidar da doença’’