20 JUL 2020
25º BPM/I implanta o Programa “Vizinhança Solidária” em Junqueirópolis

O comando do 25º BPM/I (Batalhão de Polícia Militar/Interior), através do Policiamento Comunitário, do 3º pelotão implantou na cidade de Junqueirópolis o Programa “Vizinhança Solidária”, com ações voltadas para prevenção primária e de ferramenta facilitadora para aproximação à filosofia da Polícia Militar.

Com a Presença dos Policiais Militares de Junqueirópolis, a Comandante 2º Tenente PM Mayara, Sub-Comandante 1º Sargento PM Peres, Cabo PM Fagner e Soldado PM Paulo, do Prefeito Hélio Furini, Presidente da Câmara Marcos Ruiz, vereador Professor Gilson, diretores,  educadores, estudantes e representantes comunitários, o projeto foi  iniciado nesta segunda-feira, 20 de julho de 2020, através das escolas estaduais no Residencial Jardim Das Américas do município, com objetivo de estender o programa “Vizinhança Solidária” por todos os bairros da cidade.

O Programa Vizinhança Solidária, tem por objetivo incentivar os munícipes a colaborar com a segurança do município, com atenção especial aos acontecimentos suspeitos identificados nos bairros e arredores de escolas,  ocorrências que prontamente deverá ser acionado a polícia pelo número de telefone 190, com propósito diário na redução do número de criminalidade nos bairros do município.

A ação consiste na conscientização quanto à importância do cidadão em também participar de ações que ajudem a aumentar a sensação de segurança dos moradores e estudantes.

Na oportunidade foram distribuídos panfletos com informações sobre o programa, além de apresentação de faixa com orientações sobre o início do programa em Junqueirópolis.

Com a implantação do programa “Vizinhança Solidária”, se tornando oficial e, os  moradores envolvidos no projeto poderão se comunicar entre si, pelas redes sociais sobre os acontecimentos de cada comunidade, o que será compartilhado com a Polícia Militar que poderá ser acionada praticamente em tempo real, já que o objetivo é oferecer segurança e tranquilidade a população.

Segundo o comando da Policia Militar, o programa busca propor adoção de mecanismos dentro da filosofia de Polícia Comunitária de estímulo à mudança de comportamento dos integrantes da sociedade como um todo, buscando a conscientização de que a solidariedade entre vizinhos, em termos de segurança, pode vir a ser uma ferramenta facilitadora do policiamento preventivo eficiente e eficaz, objetivando reduzir os indicadores criminais.

Falando do  Programa “Vizinhança Solidária”,  o prefeito Helio Furini destacou que quando as pessoas de uma comunidade interagem e se conhecem, a preocupação com os interesses da coletividade aumenta, inclusive com questões de segurança pública, criando uma aproximação e reciprocidade de obrigações e interesses, tanto entre os cidadãos como entre  os órgãos  estabelecidos do município em especial a segurança.

O Policiamento Comunitário, proporcionará o preenchimento das lacunas de dados, considerados como invisíveis, frente às informações estatísticas, no dia a dia da população e indispensáveis para contribuir com o planejamento do policiamento preventivo.