18 MAI 2017
Junqueirópolis desenvolve cartilha ambiental com diretivas do programa Município VerdeAzul

Os trabalhos iniciados pelo diretor da agricultura Roberto Fujiwara e o interlocutor Wainer Chiari com o  participação do Conselho Municipal de Meio Ambiente de Junqueirópolis,  tendo como objetivo a realização das ações contidas nos relatórios de gestão direcionados aos municípios que busca o envolvimento de todos os segmentos organizados e população, para o devido cumprimento das diretivas do programa Município VerdeAzul, acaba de lançar a cartilha ambiental.

Falando do projeto Roberto Fujiwara, destacou que o programa VerdeAzul criado há dez anos pelo Governo do Estado, busca estimular o desenvolvimento de ações ambientais dentro das administrações municipais, tornando-as modelos de gestão mais sustentáveis e focadas na qualidade de vida da população.

Com esse objetivo a diretoria do meio ambiente em parceria com a prefeitura de Junqueirópolis, vem desenvolvendo os projetos que fazem parte das diretrizes do programa.

Buscando atingir o cumprimento das diretrizes do programa e de acordo com o Plano Municipal de Arborização Urbana, os interlocutores do projeto Bianca Fazioni e Wainer Chiari, desenvolveram uma cartilha  com o intuito de promover educação ambiental e principalmente a conscientização da população a respeito da importância dos cuidados e preservação das árvores de nossa cidade.

O guia de arborização urbana e manejo de espécies arbóreas foi desenvolvido de acordo com a Lei n° 2988 de 6 de outubro de 2015 e de acordo com  norma ABNT 16 246-1.

Na última semana foi apresentado o relatório de ações já desenvolvidas neste inicio de ano de 2017,  com foco em educação ambiental e coleta seletiva.

Dando ênfase  para o trabalho da  ACAJUNQ que desenvolve as ações educativas sobre a coleta seletiva do município. Sendo realizadas palestras educativas que foram ministradas pela coordenadora Zulmira Jaccomelli,  responsável pela  divulgação e conscientização sobre a coleta seletiva  e pela interlocutora do PMVA de Junqueirópolis,  Bianca Fazioni.

A iniciativa  superou a expectativa da organização e contou com a maciça participação dos alunos e educadores das escolas do município, que se fizeram presentes nas  palestras ministradas na biblioteca municipal e  nas escolas Shigueko Oto Iwaki, Neyde Macedo Brandão Fernandes e Jair Luiz da Silva.

Confira na íntegra as informações contidas na cartilha de educação ambiental no site da prefeitura de Junqueirópolis: www.junqueiropolis.sp.gov.br.

Foto: Equipe responsável pelo desenvolvimento do projeto.