26 JUN 2018
Ação da saúde visa extinguir a proliferação de pernilongos

A diretoria de saúde de Junqueirópolis através do setor de vigilância epidemiológica vem intensificando a aplicação de larvicidas em valas e locais com água parada, com objetivo de evitar a proliferação de pernilongos e o combate ao mosquito Aedes aegypti, Zika vírus,  Chikungunya e animais peçonhentos.

O serviço vem sendo realizado de forma preventiva, desde o inicio deste mês pelos funcionários do setor de vigilância.

De acordo com a coordenadora Gláucia Damasceno Clemente, o controle biológico é considerado a forma mais eficaz  para o extermínio dos pernilongos, e se evitar a proliferação das larvas.

Sendo que paralelamente a aplicação do larvicida, está sendo realizada a pulverização em valas, bueiros e bocas de lobo, prédios públicos e construções em estado de risco, visando erradicar os insetos adultos. Enquanto isso, os funcionários do setor de água e esgoto estão realizando o desentupimento e a limpeza nas redes de águas pluviais e esgoto, para  evitar o acúmulo de água nos tubos.

Com  objetivo de alcançar o resultado positivo no combate aos insetos, a equipe de agentes de saúde dos respectivos ESFS responsável por cada setor  do município estão alertando os moradores para  colaborarem com a campanha, evitando reter qualquer material que poça servir de criadouro, como também de não varrerem folhas para dentro dos bueiros.

Todos devem participar da ação contra a proliferação de pernilongos em favor da melhor qualidade na saúde da população Junqueiropolense.

Foto Equipe da vigilância durante o trabalho de combate aos pernilongos.

CULEX

Culex ou pernilongo comum é um ?bichinho? que tira o sossego de qualquer um. O pernilongo comum assim como o Aedes aegypti tem seu ciclo evolutivo igual: ovo, larva, pupa e mosquito adulto, tudo isso em torno de 10 dias. Vivem em média 30 dias e a fêmea põe aproximadamente de 150 a 200 ovos de uma só vez em água parada.

Aedes aegypti precisa de uma parede para colocar os ovos, enquanto o pernilongo comum não. A fêmea do pernilongo comum põe seus ovos sobre a água, proliferando muito mais rápido, pois qualquer poça d?água é local propicio para a mesma.

A capacidade de vôo do Aedes aegypti é de aproximadamente 200 metros, enquanto o pernilongo comum é de 5 Km.

No período em que ocorrem chuvas freqüentemente, a enxurrada ?carrega? os ovos e larvas, reduzindo o numero de pernilongos adultos. Em época mais secas ficam pequenas poças de água parada, o que facilita a proliferação.

A equipe de Controle de Vetores, faz periodicamente o tratamento larvário (passa veneno nas valas, não deixando assim nascerem os pernilongos) em mais de 12 pontos. Além de realizar a pulverização em bueiros, nas terminações da rede de esgoto e em vários lugares onde há acumulo de águas provenientes de minas. Só que isso não é o suficiente para impedir que esses ?bichinhos? tirem o nosso sossego. O mau hábito que algumas pessoas têm de jogar nos bueiros o lixo, folhas, faz com que aumentem bastante a proliferação dos mesmos.

Segundo os técnicos da SUCEN, o uso de inseticida através de nebulização na rede de esgoto pode trazer uma diminuição de infestação momentânea, precisamos da conscientização de todos para que juntos possamos conviver com menos pernilongos. Mais uma vez a chave do problema é a limpeza, que traz um ambiente seguro e para isso precisamos da participação de todos.

A Diretoria da Saúde tem equipes (Agente Comunitário de Saúde e Agentes de Vetores) que faz um excelente trabalho, mas sem a participação e sensibilização da comunidade, é impossível controlar a proliferação destes insetos.

Informações com a Gláucia Damasceno Clemente - Coordenadora VISA/VE -   Tel: (18) 3841-9300