06 MAR 2023
Diretoria de Saúde de Junqueirópolis realiza 5ª Conferência Municipal
A Prefeitura de Junqueirópolis, por meio da Diretora de Saúde, realizou na sexta-feira (03/03/23), em encontro acontecido no CCI a 5ª Conferência Municipal da Saúde.
A Conferência temática teve como pauta, “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã Vai Ser Outro Dia.
Além do tema central, foram discutidos ainda os eixos temáticos: O Brasil que temos. O Brasil que queremos; O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas; Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia; e Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas.
Participaram conferência, o Conselho da saúde municipal, membros de associações, instituições públicas, entidades de classe e de representação da sociedade civil, população e autoridades do município.
Falando do evento o diretor Rael da Saúde destacou que a realização da conferência teve a finalidade de impulsionar e efetivar os Princípios e Diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), avaliar a situação de saúde municipal na garantia da participação social e diretrizes para proteção, promoção, prevenção, reabilitação/recuperação a saúde como direito, através da discussão dos problemas de Saúde do Município e da proposição de diretrizes para atualizar o Plano Municipal de Saúde, com apresentação e votação das propostas a serem encaminhadas para a conferência da Macrorregional a ser realizada em Presidente Prudente.
O encontro ainda visa avaliar e debater a situação da saúde no município, resultando na formulação de diretrizes que subsidiarão a construção do Plano de Saúde e outros instrumentos de gestão.
A palestrante e mediadora do encontro, foi a enfermeira e coordenadora da diretoria de saúde do município de Junqueirópolis na Atenção Básica, Silvia de Paula Germano.