Programa Renda Cidadã: Exploração Sexual da Criança e Adolescentes é tema de encontro
07 de Jun de 2018 às 18:06h

No último dia 23 de maio, aconteceu na Divisão Municipal de Educação encontro organizado pela Diretoria de Assistência Social direcionado as beneficiarias do Programa Renda Cidadã. Participaram do evento a Vice Prefeita Sofia Rodrigues e a Diretora de Assistência e Desenvolvimento Social Elayne Aparecida Moreira Val, e demais funcionárias da rede socioassistencial.

A palestra foi ministrada pela Assistente Social Bruna Maira Guiotoko Moura, que abordou o tema sobre a exploração sexual da criança e adolescente, a VIOLENCIA significa usar a agressividade de forma intencional e excessiva para ameaçar ou cometer algum ato que resulte em acidente, morte ou trauma psicológico. Ela pode se manifestar de várias formas conflitos, assassinatos, torturas e de outras formas. As formas mais identificadas de violência contra a mulher, a criança e o idoso, violência sexual, violência urbana, violência doméstica etc. Existe também a violência verbal, que causa danos morais, que muitas vezes são mais difíceis de esquecer do que os danos físicos.

Podemos citar alguns tipos de violência que ocorre com crianças e adolescentes:Violência física, Negligencia, Violência Psicológica: Assédio Sexual,o  Voyeurismo, o Estupro ,Exploração Sexual.

É necessário um trabalho informativo junto aos pais e responsáveis, a sensibilização da população em geral, e dos profissionais de toda a rede de atendimento, com a identificação de crianças e adolescentes em situação de risco, e o acompanhamento da vítima e do agressor.

Procure denunciar sempre que possível para:Conselho Tutelar,  Varas da Infância e Juventude, Polícia Militar, Polícia Civil, Delegacias. A LEI 9.970 de 17 de Maio de 2000,  Institui o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantojuvenil.

No final da palestra foi aberto para perguntas e esclarecimento de dúvidas, as reuniões acontecem uma vez por mês na Divisão Municipal de Educação, e na Associação de Bairros do Jardim Alvorada. Foi entregue as beneficiárias um mimo preparado pelas funcionárias da Assistência Social.