Programa Renda Cidadã: Exploração Sexual da Criança e Adolescentes é tema de encontro
07 de Jun de 2018 às 18:06h

Programa Renda Cidadã: Exploração Sexual da Criança e Adolescentes é tema de encontro

Dica

No último dia 23 de maio, aconteceu na Divisão Municipal de Educação encontro organizado pela Diretoria de Assistência Social direcionado as beneficiarias do Programa Renda Cidadã. Participaram do evento a Vice Prefeita Sofia Rodrigues e a Diretora de Assistência e Desenvolvimento Social Elayne Aparecida Moreira Val, e demais funcionárias da rede socioassistencial.

A palestra foi ministrada pela Assistente Social Bruna Maira Guiotoko Moura, que abordou o tema sobre a exploração sexual da criança e adolescente, a VIOLENCIA significa usar a agressividade de forma intencional e excessiva para ameaçar ou cometer algum ato que resulte em acidente, morte ou trauma psicológico. Ela pode se manifestar de várias formas conflitos, assassinatos, torturas e de outras formas. As formas mais identificadas de violência contra a mulher, a criança e o idoso, violência sexual, violência urbana, violência doméstica etc. Existe também a violência verbal, que causa danos morais, que muitas vezes são mais difíceis de esquecer do que os danos físicos.

Podemos citar alguns tipos de violência que ocorre com crianças e adolescentes:Violência física, Negligencia, Violência Psicológica: Assédio Sexual,o  Voyeurismo, o Estupro ,Exploração Sexual.

É necessário um trabalho informativo junto aos pais e responsáveis, a sensibilização da população em geral, e dos profissionais de toda a rede de atendimento, com a identificação de crianças e adolescentes em situação de risco, e o acompanhamento da vítima e do agressor. 

Procure denunciar sempre que possível para:Conselho Tutelar,  Varas da Infância e Juventude, Polícia Militar, Polícia Civil, Delegacias. A LEI 9.970 de 17 de Maio de 2000,  Institui o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantojuvenil.

No final da palestra foi aberto para perguntas e esclarecimento de dúvidas, as reuniões acontecem uma vez por mês na Divisão Municipal de Educação, e na Associação de Bairros do Jardim Alvorada. Foi entregue as beneficiárias um mimo preparado pelas funcionárias da Assistência Social.


Leia também: