Saúde de Junqueirópolis está entre as melhores do Estado na Qualidade da Atenção Básica
23 de May de 2019 às 14:05h

Na última quarta-feira, 22 de maio o  Diretor Municipal de Saúde  Adilio Bortolato, reuniu as representantes de todas as equipes que participaram do PMAQ – Programa de melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica – PMAQ-AB, para apresentar e parabenizar as equipes pela classificação de excelência publicado pelo estado em 20 de maio de 2019, colocando Junqueirópolis entre os municípios de melhor qualidade no atendimento perante a população.

Falando da classificação no Programa de melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica, em que Junqueirópolis obteve ótima pontuação, o Diretor de Saúde Adilio Bortolato destacou a administração do prefeito Hélio Furini que não tem medido esforços em se oferecer o melhor atendimento de saúde à população, bem como a  importante parceria com a Santa Casa de Misericórdia do município que desenvolve excelente trabalho em benefício de seus munícipes, através da mesa diretora e funcionários  representada pelo seu Provedor Mauro Bernardino.

O PMAQ-AB é um programa do Ministério da Saúde que tem como objetivo incentivar os gestores e as equipes a melhorarem a qualidade dos serviços de saúde oferecidos aos cidadãos do seu território. Para isso, propõe um conjunto de estratégias de qualificação, acompanhamento e avaliação do trabalho das equipes de saúde.

O Programa eleva o repasse de recursos do incentivo federal para os municípios participantes que atingirem melhora no padrão de qualidade no atendimento. O programa foi lançado em 2011 e em 2017, iniciou seu 3º Ciclo com a participação de todas as equipes de saúde da Atenção Básica, incluindo as equipes de Saúde Bucal, Núcleos de Apoio à Saúde da Família e Centros de Especialidades Odontológicas.

A Diretoria Municipal de Saúde realizou a adesão das 08 equipes de ESFs, NASF  e do CEO. Em agosto de 2018 foi realizada a avaliação externa por uma equipe da UNICAMP contratada pelo Ministério da Saúde. O resultado foi publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo de 20 de maio de 2019, onde as equipes de saúde ( NASF e ESFs) foram classificadas com os conceitos ÓTIMO, MUITO BOM e BOM .

O prefeito Hélio Furini, por sua vez parabenizou a diretoria e todos os  profissionais que fazem parte da Saúde de Junqueirópolis, os quais não medem esforços para oferecer a melhor qualidade de saúde ao munícipes e região, destacando que a união de  todos, administração, servidores, câmara municipal, e população tem feito a diferença no avanço do desenvolvimento da cidade.

Adílio Bortolato com as representantes das equipes de saúde (NASF e ESFs) de Junqueirópolis, que está entre os melhores municípios do Estado de São Paulo no atendimento da Saúde.