Prefeitura divulga calendário de vacinação antirrábica 2018
24 de Jul de 2018 às 18:07h

Prefeitura divulga calendário de vacinação antirrábica 2018

A partir do dia 06 de agosto,  será iniciado a vacinação antirrábica 2018 em Junqueirópolis, com cobertura em todo o município para cães e gatos.

A coordenadora da equipe de  vigilância epidemiológica Glaucia Damasceno Clemente, alerta a população de que a  vacina antirrábica são para todos os cães e gatos acima de 6 meses de idade, e de que esses animais devem tomar uma dose da vacina anualmente. É preciso saber que a vacina é contra indicada para animais com crias "gestantes" e menores de 6 meses de idade.

Se o animal estiver amamentando e/ou no cio não há contra indicação, deve tomar a vacina normalmente. Gláucia informa que juntamente com a campanha de vacinação antirrábica, está coletando sangue dos cães para o exame de leishmaniose gratuitamente.

O resultado do exame fica pronto em aproximadamente de 15 a 20 dias, no qual a equipe de vigilância epidemiológica e/ou os ACS (Agentes Comunitários de Saúde)  entrarão em contato presencial ou pelo telefone com os proprietários dos animais que tiverem positivos para LV. Na zona rural a vacinação já foi realizada desde o dia 02/07/2018 e concluída, onde a campanha foi  realizada de propriedade em propriedade, caso algum cão ou gato não tenha sido vacinado os moradores da zona rural devem contatar a VISA.

Maiores informações poderão ser obtidas  com  Coordenadoria VISA/VE da prefeitura de Junqueirópolis, localizado nas dependências do Posto de Saúde, telefone (18) 38419300.