Junqueirópolis realiza caminhada pela campanha Outubro Rosa
09 de Oct de 2019 às 10:10h

Junqueirópolis realiza caminhada pela campanha Outubro Rosa

Dica

O setor de saúde e grupo de voluntárias do câncer de Junqueirópolis com apoio dos clubes de serviços e entidades realizaram na manhã desta quarta-feira, 09/10, uma caminhada em alusão a Campanha Outubro Rosa, que visa estimular a participação da população no controle do câncer de mama.

A ação contou com a participação de mais de 200 pessoas e faz parte do cronograma do mês de conscientização e prevenção ao câncer de mama. O objetivo do Outubro Rosa é auxiliar e alertar sobre o cuidado com a saúde das mulheres.

No Brasil, segundo estimativa do Instituto Nacional do Câncer (INCA), até o final de 2018, o país diagnosticou mais de 600 mil novos casos de câncer; sendo que, destes, 60.000 casos foram de câncer de mama.

De acordo com recomendação do Ministério da Saúde, a detecção precoce é a chave para o tratamento bem-sucedido e a mamografia é a melhor forma de descobrir o câncer de mama antes que seja detectável pelo exame clínico. Embora o auto-exame seja importante, ele não ajuda no diagnóstico precoce da doença.

Além da caminhada acontecida na manhã desta quarta- feira a Diretoria Municipal de Saúde de Junqueirópolis intensifica os trabalhos de conscientização com divulgação em redes sociais, faixas, palestras em grupos e entidades, as Unidades de Estratégia de Saúde da Família estão abertas em horários alternativos para facilitar o atendimento às mulheres trabalhadoras que tem dificuldades para fazer coleta de exame Papanicolau.

Foto: Caminhada de Conscientização aconteceu da Praça do Centenário até a Igreja Matriz.


Leia também: