Diretoria de saúde desenvolve atividades do Novembro Azul
07 de Nov de 2018 às 14:11h

Diretoria de saúde desenvolve atividades do Novembro Azul

Dica


A Diretoria Municipal de Saúde, por meio da área técnica da Saúde do Homem, iniciou nesta quarta-feira (7) as atividades da Campanha Novembro Azul, voltada à promoção e prevenção da saúde masculina, com atividades no posto de saúde e ESFs do município.

Com objetivo de ampliar o olhar para os ciclos de vida, promoção e prevenção em saúde, a campanha  segue até o final do mês, com eventos e palestras eu busca ampliar o cuidado com a saúde integral do homem, através de um cuidado contínuo.

De acordo com a  Coordenadora da Atenção Básica Lucilena Aparecida Esteves, para acesso ao exame de PSA, todos os homens acima de 45 anos, devem procurar sua unidade de estratégia de saúde da família e pegar o pedido com a enfermeira, não tem necessidade de passar por consulta médica.

 

PSA – O PSA é uma enzima utilizada para auxiliar no diagnóstico ou monitoração de câncer de próstata. O nível de PSA em homens sem câncer de próstata, normalmente é abaixo de 2,5 nanograma por mililitro (ng/ ml) de sangue. Se o nível estiver acima deste limite, há maior possibilidade de acometimento da doença, sendo necessária a realização de exames complementares, como exame de toque e biópsia.

Câncer de Próstata – No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. Em valores absolutos e considerando ambos os sexos, é o quarto tipo mais comum. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), em 2013, foram mais de 13.700 óbitos causados pela doença. A previsão é de 68.220 novos casos em 2018.

“A campanha aborda mais uma vez a vulnerabilidade masculina para todas as doenças, trabalhando a necessidade da promoção e prevenção à saúde durante todo o ano. Acompanhe as atividades para o Novembro Azul em Junqueirópois.   

 

Palestra:- “Prevenção de câncer de próstata” – Dr. Alexandre

dia 22 de novembro de 2018

horário:- 19h30min

local:- cci – centro de convivência do idoso

 

Visitas em algumas empresas para orientação de prevenção de câncer de próstata

“Cuide-se Bem”

dia 10 de novembro de 2018

horário:- 08h00min às 11h30min

local:- praça álvaro de oliveira junqueira

Atividades desenvolvidas:- verificação de pressão arterial

- teste de exame de glicemia ( diabetes)

- teste rápido de hiv e sífilis

- orientação e pedido do exame de psa ( próstata)

- ações de orientação de violência no transito

 

Para maiores informações entrar em contato com a Coordenadora da Atenção Básica

pelo telefone: ( 18 ) 3841-9300


Leia também: