Junqueirópolis celebra 110 anos da imigração japonesa no Brasil
25 de Oct de 2018 às 15:10h

Junqueirópolis celebra 110 anos da imigração japonesa no Brasil

Dica


Em noite festiva realizada na noite da quarta-feira, 24 de outubro nas dependências do salão de festas do JEC -Junqueirópolis Esporte Clube, aconteceu a solenidade em comemoração dos 110 anos da imigração japonesa no Brasil.

O evento contou com a presença maciça de imigrantes que participaram da historia do município e fundação do JEC      - Junqueirópolis Esporte Clube, acontecido  no ano de 1.950, e descendentes.  

Várias autoridades e convidados participaram da comemoração, entre eles o prefeito Hélio Furini e primeira Dama Cidinha Furini, a vice prefeita Sofia Rodrigues, vereadores representados pelo presidente da câmara Elizeu Adriano entre outros.

A solenidade  com o brilhantismo da mestre de cerimônia  a Senhora Julia Takao,  que discorreu sobre os 110 anos da colônia Japonesa no Brasil de quando o navio Kasato Maru aportava no Brasil com a primeira geração de japoneses até os dias atuais em que seus descentes já somam mais de um 1,9 milhão de pessoas, tornando-se a maior comunidade nipônica fora da Terra do Sol Nascente.

Julia falou e relembrou aos presentes vários fatos e histórias com a cultura japonesa em Junqueirópolis e população em geral,   que contribuíram para o desenvolvimento do município.

Um vídeo com fotos de várias famílias de fundadores foram mostrados em um telão, trazendo a todos boas lembranças dos desbravadores de Junqueirópolis.  

Jorge Chihara falou aos presentes em nome da diretoria do clube e destacou a importância da entidade JEC,  fundada em 1.950, palco de grandes acontecimentos festivos casamentos e formaturas, contribuído para a interação dos adultos e na formação das crianças e jovens.        

Após saudar  os convidados, o presidente Naoshigue Yanodiretoria do JEC - Junqueirópolis Esporte Clube, foram homenageados com um mimo cada,  oferecido pela Polícia Militar, entregue pelo Sargento PM Jeferson Peres e esposa Ana Lucia.   

O prefeito Hélio Furini falou em nome das autoridades do município e também relembrou um pouco da história, das primeiras famílias de imigrantes e participação da colonia Japonesa  no desenvolvimento de Junqueirópolis.  


 

Alguns dos baluartes da imigração  japonesa foram homenageados pela diretoria e autoridades, sendo:   

Keniti Aramaki, Satiko Fudo, Taeko Miura, Kikue Chihara

Massayoshi Yamamoto.

Os associados do JEC,  contam atualmente com as atividades de Gueitebol, Natação, Futsal, Undokai, Karaokê, Dança e ampla Biblioteca.  

Leia também: