Município é o primeiro da região no Índice Firjan de Educação
12 de Jul de 2018 às 10:07h

Município é o primeiro da região no Índice Firjan de Educação

Dica

Junqueirópolis é o município melhor colocado da nossa região no Firjan, estando entre os cinco primeiros com 1.0000 na avaliação nacional  e  do estado de São Paulo no ranking da Educação. 

O Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM) ano base 2016, edição 2018, divulgado este mês, aponta Junqueirópolis como a primeira entre às cidades brasileiras e do Estado de São Paulo, no ranking de qualidade da educação com pontuação 1.0000.

Na avaliação por amostragem do IFDM - Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal, Junqueirópolis pontuou com 0,8116; Emprego e Renda com 0,5258 e Saúde com 0,9091. Sendo que a   pontuação de excelência foi alcançada pela Educação com 1.0000, o que proporcionou ao município estar no seleto grupo dos cinco  melhores classificados do Estado de São Paulo e do Brasil. No índice Firjan Junqueirópolis ocupa o 323º lugar na posição nacional sendo 148º no estado de São Paulo.  

Criado pelo Sistema Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro) para acompanhar o desenvolvimento socioeconômico do país, o IFDM avalia as condições de Educação e Saúde básicas e de Emprego e Renda de todos os municípios brasileiros. Em sua nova edição, o estudo traz comparações com outros anos da série histórica e projeções sobre a evolução do desenvolvimento por conta da deterioração do cenário econômico.

O índice varia de 0 (mínimo) a 1 ponto (máximo) para classificar o nível de cada cidade em quatro categorias: desenvolvimento baixo (de 0 a 0,4), regular (0,4001 a 0,6), moderado (de 0,6001 a 0,8) e alto (0,8001 a 1), sendo avaliados mais de 5.000 municípios.

Sobre a classificação de Junqueirópolis como o primeiro da região, e entre os melhores classificados a nível estadual e nacional no Índice Firjan, o prefeito Hélio Furini, disse que o resultado é a somatória dos esforços de todos, do comprometimento e união da administração e câmara de vereadores das autoridades constituídas, servidores, segmentos organizados e população que contribuem pelo desenvolvimento do município. 

Através da diretora de educação Ilzete  Jámpani, Furini parabeniza a todos que fazem parte da educação de Junqueirópolis pelo feito de excelência em favor da melhor qualidade do ensino.     


Foto: Educação de Junqueirópolis está entre as melhores do Brasil.


Leia também: