Junqueirópolis conquista o Selo Município Verde Azul
10 de Apr de 2019 às 14:04h

Junqueirópolis conquista o Selo Município Verde Azul

Dica

O município está entre as cidades que pontuaram com méritos para a conquista do Selo Município Verde Azul, proposto pelo programa do governo de São Paulo, lançado em 2007 através da secretaria estadual de Meio ambiente.

 As ações propostas pelo PMVA compõem as dez Diretivas norteadoras da agenda ambiental local, abrangendo os seguintes temas estratégicos: Município Sustentável, Estrutura e Educação Ambiental, Conselho Ambiental, Biodiversidade, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Uso do Solo, Arborização Urbana, Esgoto Tratado e Resíduos Sólidos.

Dentro dessas diretivas existem diversas ações que o município precisa desenvolver e cada uma delas tem um valor de pontuação. 

A pontuação mínima necessária para conseguir a certificação do selo verde Azul é de 80 Pontos.

Junqueirópolis foi uma das primeiras cidades do estado a aderir o programa e utilizá-lo como ferramenta de gestão. Assim no período de 2007 a 2012 o município conseguiu aparecer no ranking entre os melhores do estado. Porém desde 2013 o programa foi se tornando cada vez mais complexo, o que dificultou a execução das tarefas, e por sua vez acabou perdendo pontuações no ranking. 

No ano de 2017 Junqueirópolis apesar de não se classificar com a pontuação acima de 80 pontos, demonstrou uma grande evolução nas tarefas, e foi contemplado pelo programa com uma máquina retro-escavadeira. Em 2018 a tão sonha certificação voltou a ser realidade para nossa cidade, e com 81 pontos, ficamos em 67º lugar no estado, entre os 645 municípios de São Paulo. 

A premiação oficial ainda será realizada na cidade de São Paulo, onde o Prefeito Hélio Furini,  juntamente com a interlocutora responsável pelo Programa Bianca Fazioni e o Diretor de Meio ambiente Roberto Fujiwara, irão participar de uma cerimônia junto ao secretário estadual de meio ambiente, para receber o troféu premiado na secretaria estadual de Meio ambiente. 

Esse é um projeto de grande significado para o nosso município, pois através dele temos ferramentas de gestão que podemos usar buscando sempre melhor o aspecto ambiental de nossa cidade.

Prefeito Hélio Furini, Fujiwara e Bianca estarão participando da solenidade de premiação.  


Leia também: